Pular para o conteúdo principal

Atividades para o período de 05.04 a 09.04.2021 - 4° B

 


SEGUNDA – FEIRA

05.04.2021


Matemática

“Em que número pensei”

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 42 e 43”

- Leia as situações e realize as atividades propostas com a resolução de diversas situações-problema envolvendo o cálculo de adição e subtração, operação inversa e cálculo mental;

- Coloque a data nas páginas estudadas.


História

Livro Ligamundo p. 16 até 19

- Realização das atividades propostas com a leitura dos textos “Relato de viajantes”, “Dividindo a América” e “A chegada dos portugueses” e realização da análise de texto e interpretação escrita na página 17.


Língua Portuguesa

Livro “Aprender Juntos”, p. 16 a 19

  • Leia a primeira parte do texto “Os sete corvos”, nas páginas 16 e 17.

  • Nas páginas 18 e 19 você vai encontrar perguntas sobre o texto. Responda-as no próprio livro. Se necessário, volte ao texto.

  • Não se esqueça de colocar a data nas páginas estudadas.


TERÇA-FEIRA

06.04.2021


Ciências

O mundo microscópico e saúde humana

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 28 e 29”

 - Realização de leitura de imagens para verificar os conhecimentos dos alunos quanto ao conteúdo que será trabalhado;

- Resolução das perguntas apresentadas no início da unidade quanto a imagem apresentada;

 -Leitura do texto apresentado sobre os microorganismos;

- Explicação sobre microorganismos e da necessidade de microscópio para observá-los;

- Entendimento que os microorganismos são causadores de doenças.

- Realize a leitura dos textos “Microorganismos” e “As bactérias" e depois faça as atividades propostas do “Agora é com você" 


Língua Portuguesa

Livro “Aprender Juntos”, p. 16 e 17 e caderno.

  • Releia a primeira parte do conto “Os sete corvos”, nas páginas 16 e 17.

  • Em seu caderno, coloque o cabeçalho completo e escreva: “Os sete corvos - Personagens”

  • Faça uma lista dos personagens do conto e os descreva, ou seja, coloque em palavras como eles são, tanto como se parecem fisicamente quanto se comportam.


Matemática

“Como você calcula”

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 44

- Faça as atividades propostas no livro com o cálculo de subtração com valores do sistema monetário;

- Leia as consignas e logo após realize os cálculos solicitados;

- Coloque data na página estudada e envie um uma foto para a professora.



QUARTA-FEIRA

07.04.2021



Língua Portuguesa

Produção de texto

Durante esta semana você leu a primeira parte do conto “Os sete corvos”. Note que a história parou no meio. Sua missão agora vai ser imaginar e escrever, em seu caderno, como essa história termina. Para onde a menina fugiu? Ela encontrou seus irmãos?
Não se esqueça de colocar em seu texto: os parágrafos, o ponto final, a letra maiúscula em início de frases. 


Matemática 

“Gráfico”

Acesse o formulário abaixo para responder a atividade:

4° B

https://forms.gle/Ma1SrmQKm2zCWYQSA


  

QUINTA-FEIRA

08.04.2021


Língua Portuguesa

  • Livro “Aprender Juntos”, p. 20

  • Nesta página você vai relembrar o que é um narrador. 

  • Realize os exercícios propostos na página 20 com bastante atenção.

  • Se for necessário, releia o texto.

  • Não se esqueça de colocar a data na página estudada.


Geografia

Livro Ligamundo - p. 15 até 17

Espaço rural

- Observe as imagens apresentadas e depois leia o texto com atenção;

- No livro responda a cada pergunta solicitada e faça as comparações necessárias em cada questão;

- Coloque a data nas páginas estudadas.



Matemática

Acesse o formulário, responda ao que se pede.
Depois de enviar, clique em “Ver pontuação” para conferir a correção.


4° B:

https://forms.gle/VGtNtvWskwiBUb5R7


SEXTA-FEIRA

09.04.2021



Matemática

“Descobertas sobre as tabuadas”

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 46 e 47”

- Leia as consignas de cada atividades e depois resolva cada um dos exercícios propostos com a tabuada e a multiplicação;

- Observe o quadro da tabuada na página 46 e descreva quais diferenças e semelhanças tem com a tabuada tradicional que você já conhece.

- Registre a data nas páginas estudadas.



Língua Portuguesa

Livro Aprender Juntos - p. 21 e 22

  • Para realizar as atividades destas páginas é importante que você leia em voz alta, sempre que o livro pedir, para perceber o som das palavras. 

  • Na atividade 2 é pedido que você pesquise em livros e revistas, mas também pode usar a Internet para pesquisar.

  • Na atividade 3 siga o exemplo e use sua imaginação!

  • Não se esqueça de colocar a data nas páginas estudadas. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Textos expositivos

O texto expositivo é um gênero textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. O foco é a informação e o objetivo é apresentar algo ao leitor. Na página 72, do livro de Língua Portuguesa, você leu um exemplo desse gênero textual que se chama “Como nascem as estrelas”. Abaixo, você lerá mais dois exemplos de textos expositivos: Nos exemplos que você leu, podemos perceber que o texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e suas características. Agora você irá escrever um texto expositivo. Escolha um objeto qualquer (material escolar, utensílio doméstico ou outro) e escreva sobre ele. Você poderá fazer uma pequena pesquisa para saber de onde esse objeto veio, como ele foi criado, qual a sua utilidade e quais são suas características mais marcantes. Faça o cabeçalho em seu caderno, escreva seu texto descritivo e envie uma foto para seu(ua) professor(a).

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. Não

A raposa e os peixes

       De manhãzinha, no nascer do sol, seu Raposo andava pelo bosque e, ao passar perto de uma lagoa, viu uma quantidade enorme de peixes nadando. Eram tantos peixes, e ele tão esfomeado, que resolveu tentar a sorte. Improvisou uma vara com um comprido galho seco e, em pouquíssimo tempo, pescou três grandes peixes. Contente com a pescaria, partiu para casa; ao chegar, colocou os peixes em cima da mesa e disse à esposa: — Olhe só a sorte que tive hoje! — Oh! Que peixes enormes! – exclamou dona Raposa, já com água na boca. — Pois é. Eu como um, você outro e ainda vai sobrar um... Por isso, pensei em convidar comadre Onça para almoçar; é sempre bom agradá-la... — Você é quem manda, querido. Vou fritar com muito cuidado; ficarão deliciosos! Ande, vá convidar a comadre! Mal seu Raposo saiu em busca de comadre, dona Raposa se pôs a preparar os peixes. Quando ficaram bem fritos, o cheiro era tão apetitoso que ela murmurou: — Vou experimentar um pedacinho de nada do meu para ver se ele ficou