Pular para o conteúdo principal

Atividades para o período de 05.04 a 09.04.2021 - 4° B

 


SEGUNDA – FEIRA

05.04.2021


Matemática

“Em que número pensei”

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 42 e 43”

- Leia as situações e realize as atividades propostas com a resolução de diversas situações-problema envolvendo o cálculo de adição e subtração, operação inversa e cálculo mental;

- Coloque a data nas páginas estudadas.


História

Livro Ligamundo p. 16 até 19

- Realização das atividades propostas com a leitura dos textos “Relato de viajantes”, “Dividindo a América” e “A chegada dos portugueses” e realização da análise de texto e interpretação escrita na página 17.


Língua Portuguesa

Livro “Aprender Juntos”, p. 16 a 19

  • Leia a primeira parte do texto “Os sete corvos”, nas páginas 16 e 17.

  • Nas páginas 18 e 19 você vai encontrar perguntas sobre o texto. Responda-as no próprio livro. Se necessário, volte ao texto.

  • Não se esqueça de colocar a data nas páginas estudadas.


TERÇA-FEIRA

06.04.2021


Ciências

O mundo microscópico e saúde humana

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 28 e 29”

 - Realização de leitura de imagens para verificar os conhecimentos dos alunos quanto ao conteúdo que será trabalhado;

- Resolução das perguntas apresentadas no início da unidade quanto a imagem apresentada;

 -Leitura do texto apresentado sobre os microorganismos;

- Explicação sobre microorganismos e da necessidade de microscópio para observá-los;

- Entendimento que os microorganismos são causadores de doenças.

- Realize a leitura dos textos “Microorganismos” e “As bactérias" e depois faça as atividades propostas do “Agora é com você" 


Língua Portuguesa

Livro “Aprender Juntos”, p. 16 e 17 e caderno.

  • Releia a primeira parte do conto “Os sete corvos”, nas páginas 16 e 17.

  • Em seu caderno, coloque o cabeçalho completo e escreva: “Os sete corvos - Personagens”

  • Faça uma lista dos personagens do conto e os descreva, ou seja, coloque em palavras como eles são, tanto como se parecem fisicamente quanto se comportam.


Matemática

“Como você calcula”

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 44

- Faça as atividades propostas no livro com o cálculo de subtração com valores do sistema monetário;

- Leia as consignas e logo após realize os cálculos solicitados;

- Coloque data na página estudada e envie um uma foto para a professora.



QUARTA-FEIRA

07.04.2021



Língua Portuguesa

Produção de texto

Durante esta semana você leu a primeira parte do conto “Os sete corvos”. Note que a história parou no meio. Sua missão agora vai ser imaginar e escrever, em seu caderno, como essa história termina. Para onde a menina fugiu? Ela encontrou seus irmãos?
Não se esqueça de colocar em seu texto: os parágrafos, o ponto final, a letra maiúscula em início de frases. 


Matemática 

“Gráfico”

Acesse o formulário abaixo para responder a atividade:

4° B

https://forms.gle/Ma1SrmQKm2zCWYQSA


  

QUINTA-FEIRA

08.04.2021


Língua Portuguesa

  • Livro “Aprender Juntos”, p. 20

  • Nesta página você vai relembrar o que é um narrador. 

  • Realize os exercícios propostos na página 20 com bastante atenção.

  • Se for necessário, releia o texto.

  • Não se esqueça de colocar a data na página estudada.


Geografia

Livro Ligamundo - p. 15 até 17

Espaço rural

- Observe as imagens apresentadas e depois leia o texto com atenção;

- No livro responda a cada pergunta solicitada e faça as comparações necessárias em cada questão;

- Coloque a data nas páginas estudadas.



Matemática

Acesse o formulário, responda ao que se pede.
Depois de enviar, clique em “Ver pontuação” para conferir a correção.


4° B:

https://forms.gle/VGtNtvWskwiBUb5R7


SEXTA-FEIRA

09.04.2021



Matemática

“Descobertas sobre as tabuadas”

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 46 e 47”

- Leia as consignas de cada atividades e depois resolva cada um dos exercícios propostos com a tabuada e a multiplicação;

- Observe o quadro da tabuada na página 46 e descreva quais diferenças e semelhanças tem com a tabuada tradicional que você já conhece.

- Registre a data nas páginas estudadas.



Língua Portuguesa

Livro Aprender Juntos - p. 21 e 22

  • Para realizar as atividades destas páginas é importante que você leia em voz alta, sempre que o livro pedir, para perceber o som das palavras. 

  • Na atividade 2 é pedido que você pesquise em livros e revistas, mas também pode usar a Internet para pesquisar.

  • Na atividade 3 siga o exemplo e use sua imaginação!

  • Não se esqueça de colocar a data nas páginas estudadas. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. ...

Produção de texto: O mistério do Castelo

O conto “Carne de Língua” (p. 106 e 107 do livro Aprender Juntos) começa assim: Há muito, muito tempo, existiu um rei que se apaixonou perdidamente por uma rainha. Depois do casamento, ela foi morar no castelo do rei, mas, assim que pisou lá, misteriosamente ficou doente. Ninguém sabia por que a rainha havia adoecido; o fato, porém, é que ela definhava a cada dia. No primeiro parágrafo do conto é colocado que a rainha adoeceu misteriosamente, ou seja, não se descobre por qual motivo ela fica doente. Hoje você irá criar uma narrativa em que este mistério é resolvido. Seu texto vai seguir a seguinte estrutura: Título: (você irá inventar um) 1° parágrafo: você irá copiar o primeiro parágrafo do texto. 2° parágrafo: você irá começar assim: O rei, então, chamou quem melhor entendia de mistérios de todo o reino: Então, você irá inventar um ou uma personagem que irá resolver o mistério. Pode ser detetive, policial, herói/heroína, cientista, ter poderes mágicos ou não… No segundo parágra...

Gráfico - modalidades esportivas

Uma escola resolveu fazer uma pesquisa para saber o esporte preferido dos alunos. O resultado foi apresentado em um gráfico setorial. Veja os dados e responda as questões em seu caderno. 1- Você já estudou esse tipo de gráfico? Sabe como é conhecido? 2- Qual foi o esporte preferido dos alunos? 3- Quantos dados o gráfico apresenta? 4- A cor vermelha refere-se a qual esporte? 5- Qual a porcentagem de alunos que gostam de vôlei? 6- É possível saber quantos alunos participaram da pesquisa?