Pular para o conteúdo principal

Poemas

O poema é um gênero textual que tem a função de expressar emoções e sentimentos. Cada uma das linhas de um poema se chama verso. Cada conjunto de versos se chama estrofe. A rima se faz presente em muitos poemas, mas não é obrigatória.

Para saber mais sobre poemas, assista a este vídeo da plataforma da prefeitura: https://drive.google.com/file/d/19PffybxIPswMRyB9FrR0hQ-Mn-jU9Jp6/view

Veja um exemplo:


Trovão-coração


Bem longe... bem longe...

estala o trovão.

Bem perto... bem perto...

bate o meu coração.


O trovão é o coração do céu

quando está zangado.

Que bate tão forte

que fica tudo assustado.


Alda Beraldo


Observe: O poema acima tem um título (Trovão-coração), 8 versos (cada  linha é um verso) e 2 

estrofes (cada estrofe é um conjunto de versos). Assista o vídeo e veja mais um exemplo de poema: 

https://www.youtube.com/watch?v=UFRiaQa6i5Q


Agora, você vai produzir um poema. Pense no que você gostaria de dizer a um amigo ou amiga que não vê a algum tempo e escreva para ele. Não esqueça que seu poema deverá ter um título. Ele poderá ter rimas ou não. Use a imaginação, escreva o poema em seu caderno e envia a foto para seu (ua) professor(a).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. ...

Gráfico - modalidades esportivas

Uma escola resolveu fazer uma pesquisa para saber o esporte preferido dos alunos. O resultado foi apresentado em um gráfico setorial. Veja os dados e responda as questões em seu caderno. 1- Você já estudou esse tipo de gráfico? Sabe como é conhecido? 2- Qual foi o esporte preferido dos alunos? 3- Quantos dados o gráfico apresenta? 4- A cor vermelha refere-se a qual esporte? 5- Qual a porcentagem de alunos que gostam de vôlei? 6- É possível saber quantos alunos participaram da pesquisa?

Produção de Texto - Reescrita do conto “Sopa de Pedras”

Conhecemos, nesta semana, o conto de artimanha “Sopa de Pedra” e as traquinagens de Pedro Malasartes. Agora você irá escrever, com suas palavras , a continuação do conto. Lembre-se dos parágrafos, dos diálogos e da utilização da letra maiúscula. Em seu caderno coloque o cabeçalho completo e escreva a continuação do conto. Não é preciso copiar o início que está abaixo. Lembre-se: é para usar as suas palavras! Sopa de Pedras Um dia, Pedro Malasartes vinha pela estrada, com fome, e chegou a uma casa onde morava uma velha muito pão-duro. - Sou um pobre viajante, faminto e cansado. Venho andando de muito longe, há três anos, três meses, três semanas, três dias, três noites, três horas... - Pare com isso e diga logo o que quer – interrompeu a mulher. - É que estou com fome. Será que a senhora podia me ajudar? - Não tem nada de comer nesta casa – foi logo dizendo a velha. Ele olhou em volta, viu um curral cheio de vacas, um galinheiro cheio de galinhas, umas gaiolas cheias de coelhos, um chiq...