Pular para o conteúdo principal

Situações-problema - lista 5

Em seu caderno de Matemática coloque o cabeçalho completo, escreva “Situações-problema” e resolva as situações propostas abaixo:


1. Larissa está com febre, quando sua mãe mediu sua temperatura o termômetro marcou 40 graus. Uma hora depois de dar o remédio, ela mediu novamente e a temperatura estava em 37 graus. A temperatura de Larissa subiu ou desceu? Qual foi a diferença da temperatura?

2. A turma do 4º ano ensaiou uma peça de teatro. Para acomodar o público para a apresentação, os alunos estão organizando as cadeiras em 9 fileiras com 8 cadeiras.

a) Quantas cadeiras serão necessárias?

b) Se 100 convidados chegarem para assistir à peça, todos poderão assisti-la sentados nas cadeiras?


3. Geovana foi ao mercado e comprou 3 bandejas de morango. Cada bandeja contém 15 morangos. Quantos morangos Geovana levou para casa?


4. Vitória comprou um pacote com 40 balas. Ela deu 11 para sua irmã Luisa. Com quantas balas Vitória ficou?


5. Rita tem 5 dezenas de lápis. Deu para seus amigos 19 e depois ganhou mais 18. Com quantos lápis ainda ficou?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. ...

Gráfico - modalidades esportivas

Uma escola resolveu fazer uma pesquisa para saber o esporte preferido dos alunos. O resultado foi apresentado em um gráfico setorial. Veja os dados e responda as questões em seu caderno. 1- Você já estudou esse tipo de gráfico? Sabe como é conhecido? 2- Qual foi o esporte preferido dos alunos? 3- Quantos dados o gráfico apresenta? 4- A cor vermelha refere-se a qual esporte? 5- Qual a porcentagem de alunos que gostam de vôlei? 6- É possível saber quantos alunos participaram da pesquisa?

Produção de Texto - Reescrita do conto “Sopa de Pedras”

Conhecemos, nesta semana, o conto de artimanha “Sopa de Pedra” e as traquinagens de Pedro Malasartes. Agora você irá escrever, com suas palavras , a continuação do conto. Lembre-se dos parágrafos, dos diálogos e da utilização da letra maiúscula. Em seu caderno coloque o cabeçalho completo e escreva a continuação do conto. Não é preciso copiar o início que está abaixo. Lembre-se: é para usar as suas palavras! Sopa de Pedras Um dia, Pedro Malasartes vinha pela estrada, com fome, e chegou a uma casa onde morava uma velha muito pão-duro. - Sou um pobre viajante, faminto e cansado. Venho andando de muito longe, há três anos, três meses, três semanas, três dias, três noites, três horas... - Pare com isso e diga logo o que quer – interrompeu a mulher. - É que estou com fome. Será que a senhora podia me ajudar? - Não tem nada de comer nesta casa – foi logo dizendo a velha. Ele olhou em volta, viu um curral cheio de vacas, um galinheiro cheio de galinhas, umas gaiolas cheias de coelhos, um chiq...