Pular para o conteúdo principal

Atividades para o período de 12.04 a 16.04.2021 - 4° B

SEGUNDA – FEIRA

12.04.2021



Matemática

“Sistema de numeração decimal”


Acesse o link para realizar a atividade do formulário com SND;


https://br.ixl.com/math/4-ano/notacao-de-posicao-em-numeros-inteiros


História

“Conectando saberes”

Livro Ligamundo p. 20 até 23

- Realização das atividades propostas com a leitura do texto “Jongo: Uma tradição afro-brasileira” e realização da análise de texto e interpretação escrita na página 21;

- Nas página 22 responda as atividades do “Vamos retomar" e logo em seguida preencha a autoavaliação na página 23;

- Coloque data em todas as páginas estudadas.


Língua Portuguesa

Acesso o blog e resolva a atividade proposta em seu caderno:
https://quartoanodangieri.blogspot.com/2021/04/ortografia-uso-de-g-e-j.html


________________________________________________________________________
TERÇA-FEIRA

13.04.2021


Ciências

O mundo microscópico e saúde humana

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 34 até 37”

- Realize as atividades propostas com a leitura dos textos apresentados sobre os fungos, os vírus e as vacinas;

- Depois realize a atividade “Vamos investigar” com o preenchimento da caderneta de vacinação na página 37.

- Observação: Você irá precisar da sua carteirinha de vacinação para realizar essa atividade.

- Coloque data em todas as páginas estudadas.


Língua Portuguesa

Livro “Aprender Juntos”, p. 23

Leia o texto explicativo na página 23 e note que a atividade propõe algumas charadas, em que você irá adivinhar qual imagem representa a descrição por escrito.

Não se esqueça de colocar a data na página estudada.


Matemática

“Mais decomposição”

Livro Ligamundo pág. 45;


Relembre na página 14 às estratégias para realização da decomposição dos dois tipos estudados anteriormente (soma ou multiplicação);


Agora realize as atividades propostas com a decomposição numérica dos números solicitados nas duas formas estudadas para cada um.

Exemplo:

234 = 200+30+4

234 = 2x100 + 3x10 + 4x1


________________________________________________________________________

QUARTA-FEIRA

14.04.2021


Língua Portuguesa

Parágrafo

Desde o início do ano, fizemos várias atividades para trabalhar a divisão de parágrafos em textos informativos. Vamos relembrar?
Em um texto informativo, cada assunto do texto é um novo parágrafo. Para mais explicações, você pode acessar o vídeo: https://youtu.be/L0wsXj02HVg

Agora, você irá produzir um pequeno texto informativo. Primeiro, irá escolher um animal.

Em seguida, irá fazer uma pesquisa sobre ele, utilizando a Internet, livros, enciclopédias ou outro material.
Com as informações pesquisadas, irá elaborar um texto informativo com a seguinte estrutura de parágrafos:


Título - nome do animal

1° parágrafo: características físicas: tamanho, se tem pelos/penas/escamas, peso.

2° parágrafo: alimentação

3° parágrafo: onde vive


Após escrever seu texto, envie a foto utilizando a Sala de Aula do Google.


Matemática

"Vamos construir um móbile?”

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 56 e 57”

- Realização das atividades propostas com a construção de um mobile com formas espaciais;

- Leia as orientações e com ajuda de um adulto separe os ingredientes necessários para a produção da massinha;

- Com a massa pronta, comece a modelar as formas para seu mobile.

- Confira aqui um vídeo da professora Luana fazendo a massinha: https://youtu.be/jQiA3Ac6QK0

- Com as peças modeladas destaque quais formas possuem as superfícies planas e quais são arredondadas;

- Finalize a atividade pendurando as formas em um suporte (cabide) concluindo assim o seu mobile;

- Confira aqui um vídeo da professora Luana fazendo o móbile: https://youtu.be/A7t6oxvqW-E

- Exposição dos trabalhos.



Ingredientes para a massinha de modelar (farinha, água, sal, suco em pó, cabide).



________________________________________________________________________


QUINTA-FEIRA

15.04.2021


Língua Portuguesa

Livro “Aprender Juntos”, p. 24 e 25

Leia a segunda parte do conto “Os sete corvos”.

Em seu caderno, realize a atividade a seguir:

Nesta parte do conto (página 25), a menina chega até o castelo, que fica na montanha de vidro. Porém, o autor não descreve como o castelo é.

Releia esta parte do conto e imagine que você está entrando no castelo. O que você vê? Como o castelo é por dentro? De quais cores? Que tipo de mobília tem nele? Em seu caderno, faça a descrição do interior do castelo.


Geografia

O meu lugar

Livro Ligamundo - p. 18 até 23

- Realize as atividades propostas em cada página, lendo as consignas apresentadas e colocando sempre data em cada página;

- Nas página 18 observe as imagens e descreva as situações apresentadas no quadro e logo após responda as questões apresentadas;

- Nas páginas 20 e 21 leia com atenção o texto “Diferentes culturas no meu lugar”, observe as imagens e responda as questões apresentadas;

- Depois realize as atividades do vamos retomar na página 22, e faça a autoavaliação na página 23.


Matemática

“Medida de massa”

Livro Didático: “Ligamundo – pág. 36 e 37”

- Retomada dos estudos sobre a medida de massa, suas unidades de medidas de massa e seus instrumentos de verificação;

- Realização das atividades propostas com a identificação das unidades de medidas de massa e a resolução de situações-problema envolvendo a transformação e o cálculo de massa.


________________________________________________________________________

SEXTA-FEIRA

16.04.2021


Matemática

“Situações problemas”


Acesse o link para realizar a atividade no formulário com a resolução de situações-problema;


Coloque seu nome completo e calcule cada situação com muita atenção.


4° B
https://forms.gle/feg8xKR3jSUzfdr66


Língua Portuguesa

Livro “Aprender Juntos”, p. 24 a 27


Agora, você vai responder a perguntas sobre o conto “Os sete corvos”.


Primeiro, releia a segunda parte do conto nas páginas 24 e 25.


Responda ao que se pede nas páginas 26 e 27.


Sempre que necessário, retorne ao texto!


Não se esqueça de colocar a data nas páginas estudadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Textos expositivos

O texto expositivo é um gênero textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. O foco é a informação e o objetivo é apresentar algo ao leitor. Na página 72, do livro de Língua Portuguesa, você leu um exemplo desse gênero textual que se chama “Como nascem as estrelas”. Abaixo, você lerá mais dois exemplos de textos expositivos: Nos exemplos que você leu, podemos perceber que o texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e suas características. Agora você irá escrever um texto expositivo. Escolha um objeto qualquer (material escolar, utensílio doméstico ou outro) e escreva sobre ele. Você poderá fazer uma pequena pesquisa para saber de onde esse objeto veio, como ele foi criado, qual a sua utilidade e quais são suas características mais marcantes. Faça o cabeçalho em seu caderno, escreva seu texto descritivo e envie uma foto para seu(ua) professor(a).

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. Não

A raposa e os peixes

       De manhãzinha, no nascer do sol, seu Raposo andava pelo bosque e, ao passar perto de uma lagoa, viu uma quantidade enorme de peixes nadando. Eram tantos peixes, e ele tão esfomeado, que resolveu tentar a sorte. Improvisou uma vara com um comprido galho seco e, em pouquíssimo tempo, pescou três grandes peixes. Contente com a pescaria, partiu para casa; ao chegar, colocou os peixes em cima da mesa e disse à esposa: — Olhe só a sorte que tive hoje! — Oh! Que peixes enormes! – exclamou dona Raposa, já com água na boca. — Pois é. Eu como um, você outro e ainda vai sobrar um... Por isso, pensei em convidar comadre Onça para almoçar; é sempre bom agradá-la... — Você é quem manda, querido. Vou fritar com muito cuidado; ficarão deliciosos! Ande, vá convidar a comadre! Mal seu Raposo saiu em busca de comadre, dona Raposa se pôs a preparar os peixes. Quando ficaram bem fritos, o cheiro era tão apetitoso que ela murmurou: — Vou experimentar um pedacinho de nada do meu para ver se ele ficou