Pular para o conteúdo principal

Atividades para o período de 08.03 a 12.03.2021 - 4° B


SEGUNDA – FEIRA

08.03.2021


Matemática

“Os termos da adição e subtração”

Livro Ligamundo Matemática, páginas 16 e 17

- Coloque o cabeçalho completo no caderno de estudos e registre as atividades realizada;

- Leia a consigna apresentada na página 16 e depois faça as atividades propostas com os termos e cálculos das operações de adição e subtração;

- Na página 17 leia atentamente a situação apresentada no “Pense em um número”, você poderá tentar realizar essa atividade com um familiar;

- Em seguida realize as atividades do exercício 2;

- Registre a data nas páginas estudadas.


História

Livro Ligamundo p. 08 a 12

- Apresentação da unidade 1 nas páginas 08 e 09, com as viagens marítimas e grandes descobertas;

- Faça a leitura atenta dos textos e imagens apresentados e responda às questões no livro. Coloque a data nas páginas estudadas.


Língua Portuguesa

Livro Aprender Juntos, p. 10 e 11
Leia o poema “A fada das crianças” e responda às perguntas de interpretação na página 11. Não se esqueça de colocar a data nas páginas estudadas.


TERÇA-FEIRA

09.03.2021


Ciências

Livro Ligamundo. p. 08 a 13
- Apresentação da unidade 1, com os seres vivos e suas energias;

- Atentamente, leia os textos e analise as imagens apresentadas. Responda às perguntas pedidas no livro e coloque a data nas páginas estudadas.


Língua Portuguesa

Acesse a postagem do blog com a atividade a ser feita no caderno com o estudo de paragrafação “Ararinha azul”:  https://quartoanodangieri.blogspot.com/2021/03/ararinha-azul-paragrafos.html


Matemática

“Estimando somas e diferenças”

Livro Ligamundo Matemática, páginas 18 e 19

- Leia atentamente as consignas apresentadas e depois realize as atividades propostas com o a estimativa e o cálculo das operações de adição e subtração, indicação de números na reta numérica, complete a sequência e cálculo mental;

- Registre a data nas páginas estudadas.


QUARTA-FEIRA

10.03.2021


Língua Portuguesa

Produção de texto

Reescrita do Sapo com medo de água, só que mudando o animal.


Há duas semanas você ouviu a história “Sapo com medo de água” e a reescreveu com suas palavras. Agora, você vai contar essa história, só que vai mudar o animal. Note que a graça do conto é que o sapo enganou os bandidos, fingindo ter medo de água, para que eles não o maltratassem. Agora, pense em outro animal e reconte a história, usando suas palavras. Se quiser relembrar a história: 

https://www.contacausos.com.br/post/sapo-com-medo-d-%C3%A1gua Versão contada em vídeo: https://youtu.be/HJU5zj-3eM8


Explicação da proposta pela professora Luana: https://youtu.be/mnQwlARGGl8


Matemática 

“Gráfico”

Responda ao formulário:

4° B
https://forms.gle/B1qaVMN8f3x5UYAZ6


QUINTA-FEIRA

11.03.2021


Língua Portuguesa

Acesse o blog para a atividade de hoje com o estudo de paragrafação "O Saguil”: https://quartoanodangieri.blogspot.com/2021/03/o-sagui-paragrafacao.html


Matemática 

“Instrumentos de medidas e Medida de comprimento”

Livro Ligamundo Matemática, páginas 31, 32 e 33

- Estudo das unidades de medidas de comprimento por meio da realização da atividade de observação;

- Na página 31 leia a consigna e observe as imagens apresentadas, depois escreva qual é a medida apresentada por cada instrumento de medida;

- Logo após, leia as situações apresentadas e registre as transformações de cada medida (Ex. 1m = 100cm);

- Utilize sua régua para fazer as atividades da página 33.


Geografia

Livro Ligamundo - p. 08 e 11
- Apresentação da unidade 1, com o estudo de município;

- Leia o texto e observe com atenção as imagens. Na página 10 você vai encontrar 3 perguntas e respondê-las em seu caderno. Na página 11 leia o texto e responda à pergunta número 1 no livro. Não se esqueça de colocar a data nas páginas estudadas.


SEXTA-FEIRA

12.03.2021


Matemática 

“Mais atividades” 

Livro Ligamundo Matemática, páginas 27

- Realize as atividades propostas na página 27 com a escrita por extenso dos valores de quantias em reais e resolução de situações problemas envolvendo o sistema monetário brasileiro e as noções de estimativa de compras com o valor proposto;

- Faça somente a parte do “Mais atividades” e registre a data na página estudada.


Língua Portuguesa

Livro Aprender Juntos, p. 12 e 13

Responda, no livro, às perguntas sobre o poema “A fada das crianças”. Se for preciso, releia o poema na página 11. Após responder no livro, acesse o formulário e insira as respostas que são pedidas.



Ciências/História/Geografia
Vamos rever o que estudamos nas três matérias durante a semana. Esteja com os três livros e pode consultá-los para responder o formulário abaixo:



4° B:
https://forms.gle/1sUnBpFURxr7iJa27


Vídeo explicativo sobre o formulário:

https://youtu.be/FV8U8PrLbMk



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. ...

Produção de texto: O mistério do Castelo

O conto “Carne de Língua” (p. 106 e 107 do livro Aprender Juntos) começa assim: Há muito, muito tempo, existiu um rei que se apaixonou perdidamente por uma rainha. Depois do casamento, ela foi morar no castelo do rei, mas, assim que pisou lá, misteriosamente ficou doente. Ninguém sabia por que a rainha havia adoecido; o fato, porém, é que ela definhava a cada dia. No primeiro parágrafo do conto é colocado que a rainha adoeceu misteriosamente, ou seja, não se descobre por qual motivo ela fica doente. Hoje você irá criar uma narrativa em que este mistério é resolvido. Seu texto vai seguir a seguinte estrutura: Título: (você irá inventar um) 1° parágrafo: você irá copiar o primeiro parágrafo do texto. 2° parágrafo: você irá começar assim: O rei, então, chamou quem melhor entendia de mistérios de todo o reino: Então, você irá inventar um ou uma personagem que irá resolver o mistério. Pode ser detetive, policial, herói/heroína, cientista, ter poderes mágicos ou não… No segundo parágra...

Gráfico - modalidades esportivas

Uma escola resolveu fazer uma pesquisa para saber o esporte preferido dos alunos. O resultado foi apresentado em um gráfico setorial. Veja os dados e responda as questões em seu caderno. 1- Você já estudou esse tipo de gráfico? Sabe como é conhecido? 2- Qual foi o esporte preferido dos alunos? 3- Quantos dados o gráfico apresenta? 4- A cor vermelha refere-se a qual esporte? 5- Qual a porcentagem de alunos que gostam de vôlei? 6- É possível saber quantos alunos participaram da pesquisa?