Pular para o conteúdo principal

Atividades para o período de 08.03 a 12.03.2021 - 4° B


SEGUNDA – FEIRA

08.03.2021


Matemática

“Os termos da adição e subtração”

Livro Ligamundo Matemática, páginas 16 e 17

- Coloque o cabeçalho completo no caderno de estudos e registre as atividades realizada;

- Leia a consigna apresentada na página 16 e depois faça as atividades propostas com os termos e cálculos das operações de adição e subtração;

- Na página 17 leia atentamente a situação apresentada no “Pense em um número”, você poderá tentar realizar essa atividade com um familiar;

- Em seguida realize as atividades do exercício 2;

- Registre a data nas páginas estudadas.


História

Livro Ligamundo p. 08 a 12

- Apresentação da unidade 1 nas páginas 08 e 09, com as viagens marítimas e grandes descobertas;

- Faça a leitura atenta dos textos e imagens apresentados e responda às questões no livro. Coloque a data nas páginas estudadas.


Língua Portuguesa

Livro Aprender Juntos, p. 10 e 11
Leia o poema “A fada das crianças” e responda às perguntas de interpretação na página 11. Não se esqueça de colocar a data nas páginas estudadas.


TERÇA-FEIRA

09.03.2021


Ciências

Livro Ligamundo. p. 08 a 13
- Apresentação da unidade 1, com os seres vivos e suas energias;

- Atentamente, leia os textos e analise as imagens apresentadas. Responda às perguntas pedidas no livro e coloque a data nas páginas estudadas.


Língua Portuguesa

Acesse a postagem do blog com a atividade a ser feita no caderno com o estudo de paragrafação “Ararinha azul”:  https://quartoanodangieri.blogspot.com/2021/03/ararinha-azul-paragrafos.html


Matemática

“Estimando somas e diferenças”

Livro Ligamundo Matemática, páginas 18 e 19

- Leia atentamente as consignas apresentadas e depois realize as atividades propostas com o a estimativa e o cálculo das operações de adição e subtração, indicação de números na reta numérica, complete a sequência e cálculo mental;

- Registre a data nas páginas estudadas.


QUARTA-FEIRA

10.03.2021


Língua Portuguesa

Produção de texto

Reescrita do Sapo com medo de água, só que mudando o animal.


Há duas semanas você ouviu a história “Sapo com medo de água” e a reescreveu com suas palavras. Agora, você vai contar essa história, só que vai mudar o animal. Note que a graça do conto é que o sapo enganou os bandidos, fingindo ter medo de água, para que eles não o maltratassem. Agora, pense em outro animal e reconte a história, usando suas palavras. Se quiser relembrar a história: 

https://www.contacausos.com.br/post/sapo-com-medo-d-%C3%A1gua Versão contada em vídeo: https://youtu.be/HJU5zj-3eM8


Explicação da proposta pela professora Luana: https://youtu.be/mnQwlARGGl8


Matemática 

“Gráfico”

Responda ao formulário:

4° B
https://forms.gle/B1qaVMN8f3x5UYAZ6


QUINTA-FEIRA

11.03.2021


Língua Portuguesa

Acesse o blog para a atividade de hoje com o estudo de paragrafação "O Saguil”: https://quartoanodangieri.blogspot.com/2021/03/o-sagui-paragrafacao.html


Matemática 

“Instrumentos de medidas e Medida de comprimento”

Livro Ligamundo Matemática, páginas 31, 32 e 33

- Estudo das unidades de medidas de comprimento por meio da realização da atividade de observação;

- Na página 31 leia a consigna e observe as imagens apresentadas, depois escreva qual é a medida apresentada por cada instrumento de medida;

- Logo após, leia as situações apresentadas e registre as transformações de cada medida (Ex. 1m = 100cm);

- Utilize sua régua para fazer as atividades da página 33.


Geografia

Livro Ligamundo - p. 08 e 11
- Apresentação da unidade 1, com o estudo de município;

- Leia o texto e observe com atenção as imagens. Na página 10 você vai encontrar 3 perguntas e respondê-las em seu caderno. Na página 11 leia o texto e responda à pergunta número 1 no livro. Não se esqueça de colocar a data nas páginas estudadas.


SEXTA-FEIRA

12.03.2021


Matemática 

“Mais atividades” 

Livro Ligamundo Matemática, páginas 27

- Realize as atividades propostas na página 27 com a escrita por extenso dos valores de quantias em reais e resolução de situações problemas envolvendo o sistema monetário brasileiro e as noções de estimativa de compras com o valor proposto;

- Faça somente a parte do “Mais atividades” e registre a data na página estudada.


Língua Portuguesa

Livro Aprender Juntos, p. 12 e 13

Responda, no livro, às perguntas sobre o poema “A fada das crianças”. Se for preciso, releia o poema na página 11. Após responder no livro, acesse o formulário e insira as respostas que são pedidas.



Ciências/História/Geografia
Vamos rever o que estudamos nas três matérias durante a semana. Esteja com os três livros e pode consultá-los para responder o formulário abaixo:



4° B:
https://forms.gle/1sUnBpFURxr7iJa27


Vídeo explicativo sobre o formulário:

https://youtu.be/FV8U8PrLbMk



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Textos expositivos

O texto expositivo é um gênero textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. O foco é a informação e o objetivo é apresentar algo ao leitor. Na página 72, do livro de Língua Portuguesa, você leu um exemplo desse gênero textual que se chama “Como nascem as estrelas”. Abaixo, você lerá mais dois exemplos de textos expositivos: Nos exemplos que você leu, podemos perceber que o texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e suas características. Agora você irá escrever um texto expositivo. Escolha um objeto qualquer (material escolar, utensílio doméstico ou outro) e escreva sobre ele. Você poderá fazer uma pequena pesquisa para saber de onde esse objeto veio, como ele foi criado, qual a sua utilidade e quais são suas características mais marcantes. Faça o cabeçalho em seu caderno, escreva seu texto descritivo e envie uma foto para seu(ua) professor(a).

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. Não

A raposa e os peixes

       De manhãzinha, no nascer do sol, seu Raposo andava pelo bosque e, ao passar perto de uma lagoa, viu uma quantidade enorme de peixes nadando. Eram tantos peixes, e ele tão esfomeado, que resolveu tentar a sorte. Improvisou uma vara com um comprido galho seco e, em pouquíssimo tempo, pescou três grandes peixes. Contente com a pescaria, partiu para casa; ao chegar, colocou os peixes em cima da mesa e disse à esposa: — Olhe só a sorte que tive hoje! — Oh! Que peixes enormes! – exclamou dona Raposa, já com água na boca. — Pois é. Eu como um, você outro e ainda vai sobrar um... Por isso, pensei em convidar comadre Onça para almoçar; é sempre bom agradá-la... — Você é quem manda, querido. Vou fritar com muito cuidado; ficarão deliciosos! Ande, vá convidar a comadre! Mal seu Raposo saiu em busca de comadre, dona Raposa se pôs a preparar os peixes. Quando ficaram bem fritos, o cheiro era tão apetitoso que ela murmurou: — Vou experimentar um pedacinho de nada do meu para ver se ele ficou