Pular para o conteúdo principal

PANDA GIGANTE - Parágrafos

LEIA O TEXTO ABAIXO:



PANDA GIGANTE

Como seu próprio nome indica, o panda gigante é um animal de grande porte, atingindo 1,50 metro de altura e pesando cerca de 90 quilos. Tem-se conhecimento de um que chegou à marca de 180 quilos.

Essencialmente herbívoro, o panda gigante se alimenta de brotos, folhas e caules de bambu, planta típica de seu habitat.

A maioria desses animais vive na China, em planaltos e vales entre 2000 e 4000 metros de altitude, onde impera um clima frio e úmido. Essa região é coberta por densas florestas de bambu, onde ficam protegidos dos ataques de seus predadores naturais e do próprio ser humano.



Agora você encontrará o texto que acabou de ler dividido em três partes.

Releia cada um dos trechos e em seu caderno escreva sobre que fala cada parte para cada parte.

Atenção! Não é necessário copiar o texto em seu caderno! Basta colocar em seu caderno:

Cabeçalho

Língua Portuguesa Texto Panda Gigante - Parágrafos


Qual o tema (sobre o que trata) cada parte do texto?


Parte 1: Parte 2:


Parte 3:




Parte 1:

Como seu próprio nome indica, o panda gigante é um animal de grande porte, atingindo 1,50 metro de altura e pesando cerca de 90 quilos. Tem-se conhecimento de um que chegou a marca de 180 quilos.



Parte 2:


Essencialmente herbívoro, o panda gigante se alimenta de brotos, folhas e caules de bambu, planta típica de seu habitat.



Parte 3:

A maioria desses animais vive na China, em planaltos e vales entre 2000 e 4000 metros de altitude, onde impera um clima frio e úmido. Essa região é coberta por densas florestas de bambu, onde ficam protegidos dos ataques de seus predadores naturais e do próprio ser humano.


Agora responda em seu caderno:
1. Por que o autor dividiu o texto em 3 parágrafos?



2. Como ele escolheu o ponto de mudar de parágrafo?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. ...

A raposa e os peixes

       De manhãzinha, no nascer do sol, seu Raposo andava pelo bosque e, ao passar perto de uma lagoa, viu uma quantidade enorme de peixes nadando. Eram tantos peixes, e ele tão esfomeado, que resolveu tentar a sorte. Improvisou uma vara com um comprido galho seco e, em pouquíssimo tempo, pescou três grandes peixes. Contente com a pescaria, partiu para casa; ao chegar, colocou os peixes em cima da mesa e disse à esposa: — Olhe só a sorte que tive hoje! — Oh! Que peixes enormes! – exclamou dona Raposa, já com água na boca. — Pois é. Eu como um, você outro e ainda vai sobrar um... Por isso, pensei em convidar comadre Onça para almoçar; é sempre bom agradá-la... — Você é quem manda, querido. Vou fritar com muito cuidado; ficarão deliciosos! Ande, vá convidar a comadre! Mal seu Raposo saiu em busca de comadre, dona Raposa se pôs a preparar os peixes. Quando ficaram bem fritos, o cheiro era tão apetitoso que ela murmurou: — Vou experimentar um pedacinho de nada do me...

Produção de texto: O mistério do Castelo

O conto “Carne de Língua” (p. 106 e 107 do livro Aprender Juntos) começa assim: Há muito, muito tempo, existiu um rei que se apaixonou perdidamente por uma rainha. Depois do casamento, ela foi morar no castelo do rei, mas, assim que pisou lá, misteriosamente ficou doente. Ninguém sabia por que a rainha havia adoecido; o fato, porém, é que ela definhava a cada dia. No primeiro parágrafo do conto é colocado que a rainha adoeceu misteriosamente, ou seja, não se descobre por qual motivo ela fica doente. Hoje você irá criar uma narrativa em que este mistério é resolvido. Seu texto vai seguir a seguinte estrutura: Título: (você irá inventar um) 1° parágrafo: você irá copiar o primeiro parágrafo do texto. 2° parágrafo: você irá começar assim: O rei, então, chamou quem melhor entendia de mistérios de todo o reino: Então, você irá inventar um ou uma personagem que irá resolver o mistério. Pode ser detetive, policial, herói/heroína, cientista, ter poderes mágicos ou não… No segundo parágra...