Pular para o conteúdo principal

Roteiro Ed. Física (Realizar a atividade na semana do dia 25/05 ao dia 29/05)

Professora: Denise Cardoso da Silva

Série/Ano: 4ºC

 

Atividade 1 (Realizar a atividade na semana do dia 25/05 ao dia 29/05)

Olá, vimos nas atividades das últimas semana a amarelinha africana. O que achou? Já conhecia? Conseguiu fazer em casa com seus familiares? Responda nas linhas abaixo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

1- Vamos conhecer a África! Observe o mapa múndi abaixo e responda as perguntas:

  

 

 

1.1– Circule o continente africano no mapa e escreva 8 nomes de países que o integra.

 

__________________________________________________________________________

  

1.2 – A escravidão no Brasil se deu através da vinda de negros da África trazidos pelos portugueses. Faça uma breve pesquisa sobre e diga quais foram as principais regiões da África que os negros eram capturados e colocados em navios rumo ao Brasil.


__________________________________________________________________________

  

1.3 – Existe uma expressão cultural luta/dança desenvolvida pela luta do povo negro escravizado no Brasil. Como se chama?

__________________________________________________________________________

 

 

Obs: Caso esteja fazendo essa atividade no celular, notebook, tablet ou computador de forma não impressa, sugiro que utilize uma folha separada, pode ser de caderno mesmo, e a entregue junto com as atividades das outras professoras. Lembre-se de se identificar (nome, turma, data, disciplina: Educação física) ok! Tem a opção de me enviar por e-mail também o endereço está no final da folha.

 

Agora é hora do desafio!!!

 

Desafio dos jogos e brincadeiras africanas (faça quantas vezes quiser):

 

1- “Terra e mar” – Faça um risco no chão e escreva TERRA em um lado e MAR no outro, quando diz terra pula no lado da terra quando diz mar pula no lado do mar ganha quem ficar por último sem errar.

2- “Fogo na montanha” – É uma brincadeira de comando. Uma pessoa dá o comando e o outro tem que fazer o grito e/ou gesto correspondente.

 

COMANDO

RESPOSTA

FOGO NA MONTANHA

PULE E GRITE “FOGO”

FOGO NO RIO

GRITE “FOGO” SEM PULAR

FOGO NA TERRA

GRITE “FOGO” E ABAIXE

FOGO NO  BARCO

GRITE “FOGO” E CORRA ATRÁS DE QUEM DÁ O COMANDO

SE PEGÁ-LO (A) VOCÊ SE TORNA QUEM DÁ O COMANDO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Textos expositivos

O texto expositivo é um gênero textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. O foco é a informação e o objetivo é apresentar algo ao leitor. Na página 72, do livro de Língua Portuguesa, você leu um exemplo desse gênero textual que se chama “Como nascem as estrelas”. Abaixo, você lerá mais dois exemplos de textos expositivos: Nos exemplos que você leu, podemos perceber que o texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e suas características. Agora você irá escrever um texto expositivo. Escolha um objeto qualquer (material escolar, utensílio doméstico ou outro) e escreva sobre ele. Você poderá fazer uma pequena pesquisa para saber de onde esse objeto veio, como ele foi criado, qual a sua utilidade e quais são suas características mais marcantes. Faça o cabeçalho em seu caderno, escreva seu texto descritivo e envie uma foto para seu(ua) professor(a).

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. Não

A raposa e os peixes

       De manhãzinha, no nascer do sol, seu Raposo andava pelo bosque e, ao passar perto de uma lagoa, viu uma quantidade enorme de peixes nadando. Eram tantos peixes, e ele tão esfomeado, que resolveu tentar a sorte. Improvisou uma vara com um comprido galho seco e, em pouquíssimo tempo, pescou três grandes peixes. Contente com a pescaria, partiu para casa; ao chegar, colocou os peixes em cima da mesa e disse à esposa: — Olhe só a sorte que tive hoje! — Oh! Que peixes enormes! – exclamou dona Raposa, já com água na boca. — Pois é. Eu como um, você outro e ainda vai sobrar um... Por isso, pensei em convidar comadre Onça para almoçar; é sempre bom agradá-la... — Você é quem manda, querido. Vou fritar com muito cuidado; ficarão deliciosos! Ande, vá convidar a comadre! Mal seu Raposo saiu em busca de comadre, dona Raposa se pôs a preparar os peixes. Quando ficaram bem fritos, o cheiro era tão apetitoso que ela murmurou: — Vou experimentar um pedacinho de nada do meu para ver se ele ficou