Pular para o conteúdo principal

Dicas para aprender a tabuada de multiplicação

Aprendendo a tabuada: Para aprender a multiplicar você precisa saber somar e para saber somar você precisa conhecer os números e a noção de quantidade. Por isso, é necessário passar por todas as etapas e aprender e assimilar bem os conteúdos iniciais, para assim, ter uma boa base e poder avançar nos estudos. Hoje vamos ver algumas regrinhas básicas da tabuada, leia cada uma com muita atenção:

1. Todo número multiplicado por 0 dá 0:

Exemplo: 9 x 0 = 0

 

2. Todo número multiplicado por 1 dá ele mesmo:

Exemplo: 9 x 1 = 9

 

3. A ordem dos fatores não altera o produto, ou seja, você pode inverter os números e o resultado será o mesmo:

Exemplo: 7 x 8 = 8 x 7

 

Dicas para estudar as tabuadas do 2, 5 e 10:

Tabuada de 2: Na tabuada de 2, podemos observar que os resultados são sempre números pares. Vai de 0 a 20, aumentando de 2 em 2.

 

Tabuada de 5: Já na tabuada de 5, os resultados sempre terminam em 0 ou 5. Sempre aumentando de 5 em 5.

 

Tabuada de 10: Na tabuada de 10, basta acrescentar um zero no final da parcela que se está multiplicando.
Exemplo: 10 x 6 = 60
                                                  Trecho adaptado: https://matematicazup.com.br/como-decorar-a-tabuada/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conto de mistério - Perseguição

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Um conto de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação. Leia o conto de mistério a seguir e responda as questões em seu caderno:   Perseguição Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim. Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. ...

Produção de texto: O mistério do Castelo

O conto “Carne de Língua” (p. 106 e 107 do livro Aprender Juntos) começa assim: Há muito, muito tempo, existiu um rei que se apaixonou perdidamente por uma rainha. Depois do casamento, ela foi morar no castelo do rei, mas, assim que pisou lá, misteriosamente ficou doente. Ninguém sabia por que a rainha havia adoecido; o fato, porém, é que ela definhava a cada dia. No primeiro parágrafo do conto é colocado que a rainha adoeceu misteriosamente, ou seja, não se descobre por qual motivo ela fica doente. Hoje você irá criar uma narrativa em que este mistério é resolvido. Seu texto vai seguir a seguinte estrutura: Título: (você irá inventar um) 1° parágrafo: você irá copiar o primeiro parágrafo do texto. 2° parágrafo: você irá começar assim: O rei, então, chamou quem melhor entendia de mistérios de todo o reino: Então, você irá inventar um ou uma personagem que irá resolver o mistério. Pode ser detetive, policial, herói/heroína, cientista, ter poderes mágicos ou não… No segundo parágra...

Produção de Texto - Reescrita do conto “Sopa de Pedras”

Conhecemos, nesta semana, o conto de artimanha “Sopa de Pedra” e as traquinagens de Pedro Malasartes. Agora você irá escrever, com suas palavras , a continuação do conto. Lembre-se dos parágrafos, dos diálogos e da utilização da letra maiúscula. Em seu caderno coloque o cabeçalho completo e escreva a continuação do conto. Não é preciso copiar o início que está abaixo. Lembre-se: é para usar as suas palavras! Sopa de Pedras Um dia, Pedro Malasartes vinha pela estrada, com fome, e chegou a uma casa onde morava uma velha muito pão-duro. - Sou um pobre viajante, faminto e cansado. Venho andando de muito longe, há três anos, três meses, três semanas, três dias, três noites, três horas... - Pare com isso e diga logo o que quer – interrompeu a mulher. - É que estou com fome. Será que a senhora podia me ajudar? - Não tem nada de comer nesta casa – foi logo dizendo a velha. Ele olhou em volta, viu um curral cheio de vacas, um galinheiro cheio de galinhas, umas gaiolas cheias de coelhos, um chiq...